A GÊNESE
Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo
Allan Kardec
(Nota: Os primeiros 17 tópícos foram resumidos para evitar o cansaço da leitura muito explicada)
1 –
Revelar significa tirar o véu. Figuradamente, descobrir, dar a conhecer uma coisa secreta ou desconhecida.
Assim pode-se dizer que todas as ciências que nos fazem conhecer os mistérios da Natureza são revelações e isto ocorre incessantemente.
2-
Podemos dizer que Copérnico, Galiceu, Newton, Laplace, Lavosier etc... foram reveladores.
3 –
A característica principal de qualquer revelação é a verdade.
4-
O papel de um professor diante de seus alunos é o de um revelador.
O professor lhes ensina o que eles não sabem o que não teriam tempo, nem possibilidade de descobrir por si mesmos, porque a Ciência é obra coletiva dos séculos e de uma multidão de homens que trazem, cada qual, o seu contingente de observações aproveitáveis àqueles que vêm depois.
5 –
É importante observar que o professor é um revelador de 2ª ordem; o homem de gênio ensina o que descobriu por si mesmo; é o revelador primitivo.
Mas os homens de gênio são espíritos com mais vivência, mais velhos, que por isso adquiriu e progrediu mais e por isso estão mais adiantados.
Os homens progridem incontestavelmente por si mesmo e pelos esforços da sua inteligência mas, se não tivesse o auxílio dos mais adiantados progrediria muito lentamente.
6-
Se Deus suscita reveladores para as verdades científicas, pode, com mais forte razão, suscitá-los para as verdades morais, que constituem elementos essenciais do progresso.
No sentido especial das revelações da fé religiosa, Deus envia seus mensageiros que quer por meio da palavra direta, quer pela inspiração através de criaturas as quais se classificam como; profetas, enviados, missionários ou messias (ungidos). Como messias, neste planeta só temos um; Jesus!
8-
Todas religiões tiveram seus reveladores o que não quer dizer que eles conheciam toda a verdade a não ser o Cristo de Deus que alcançou a unidade com o Criador.
Dia virá em que todas as crenças tão divididas na forma, mas que repousam sobre um mesmo princípio fundamental – Deus e a imortalidade da alma, -- se fundirão numa grande e vasta unidade, (formando o Rebanho Único predito pelo próprio Cristo: como está no Evangelho de Jesus segundo João Cap. XX, Vs. 16 “...e haverá um só rebanho e um só pastor.”) logo que a razão triunfe dos preconceitos.
9-
É exato dizer que “quase” todos os reveladores são médiuns inspirados, audientes ou videntes. Contudo não se pode concluir que todos os médiuns sejam reveladores, nem intermediários direto de Deus ou de seus mensageiros.
Só os espíritos puros recebem a palavra de Deus com a missão de transmiti-la.
Nem todos os médiuns são perfeitos e por isso o Apóstolo, Discípulo de Jesus e Profeta João Evangelista escreveu em sua 1ª Epístola Cap. IV Vs. 1: “ ...., não deis crédito a qualquer espírito: antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas(médiuns) têm saído pelo mundo a fora.
O caráter essencial da revelação divina é o da eterna verdade.
Das leis trazidas por Moisés
apenas o Decálogo ficou sempre de pé como farol da Humanidade e o Cristo reforçou
sua base dando um Novo Mandamento como está no Seu Evangelho segundo João Cap.
XIII, Vs. 34:”Um Novo Mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como Eu
vos amei a vós, que também vos ameis uns aos outros”. Este Mandamento é o Amor
dado exemplo pelo próprio Cristo. Diferente do amor do Velho Testamento, com
está no Livro Levítico Cap. XIX Vs. 18 “ ...mas amarás o teu próximo como a ti
mesmo...” Este é o amor em um estágio inferior ao Amor exemplificado pelo
Cristo. O Amor exemplificado pelo Cristo é o Amor Incondicional.
11-
Esta
comunicação provocada compulsoriamente pelo mundo espiritual que tem aumentado
largamente desde a codificação cresce concomitante as revelações que se opera a
cada dia.
Aqueles
que se dedicam a estudar as suas leis e vivê-las com o respeito necessário
logram o amparo dos espíritos dos mundos superiores.
Esta
dedicação levará aqueles que agirem com honradez a serem cotados entre os que
se candidatam a nova era ,isto é, a permanecer e continuar neste orbe o caminho
da evolução previsto no apocalipse.
12-
A
grande revelação do espiritismo foi apresentar as leis que regem as relações do
mundo material com o mundo espiritual e assim preparar as criaturas com o
destino dessas após a morte: Isto é, descaracterizar o sentido sombrio e
doloroso da perda de entes queridos ou mesmo, o medo do futuro.
13-
A
revelação espírita em seu duplo caráter vem unir o conhecimento material, científico
com o conhecimento das leis espirituais, esclarecendo os ditos milagres,
provando que as leis espirituais estão perfeitamente acordada com as revelações
científicas.
14-
O
mesmo método de comprovação utilizado pela ciência espiritual é o mesmo utilizado
pelas ciências positivas: o método experimental.
Fica
comprovado então que o espiritismo é uma ciência de observação dos fatos e não
um produto da imaginação.
15-
Inúmeros
exemplos de casos semelhantes já foram comprovados nesses estudos
experimentais, apontando a recorrência em variados casos semelhantes, o que
autentica os fatos comprovando a autenticidade da comprovação.
16-
O
Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o
Espiritismo, se acham na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas
leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação.
Mesmo
as Ciências; Astronomia, Matemática, Física, Química, Anatomia, Fisiologia,
Zoologia etc....todas se completam e só se tornam Ciências sérias com o auxílio
uma das outras. Certamente a Ciência Espiritual faz parte desse encadeamento de
conhecimentos o que faz seu entendimento ser alcançado no momento em que o
nível de conhecimento das outras Ciências chegam em momento que torna capaz o
seu entendimento.
18-
A Ciência moderna abandonou
os quatro elementos primitivos dos antigos e, de observação em observação,
chegou à concepção de um só elemento (A palavra elemento não é empregada
aqui no sentido de corpo simples, elementar, de moléculas primitivas, mas no de
parte constitutiva de um todo. Neste sentido, pode dizer-se que o elemento
espiritual tem parte ativa na economia do Universo, como se diz que o elemento
civil e o elemento militar figuram no cálculo de uma população; que o elemento
religioso entra na educação; ou que na Argélia existem o elemento árabe e o elemento
europeu.)gerador
de todas as transformações da matéria; mas, a matéria, por si só, é inerte;
carecendo de vida, de pensamento, de sentimento, precisa estar unida ao
princípio espiritual.
O Espiritismo não descobriu,
nem inventou este princípio; mas, foi o primeiro a demonstrar-lhe, por provas
inconcussas, a existência; estudou-o, analisou-o e tornou-lhe evidente a ação.
Ao elemento material, juntou
ele o elemento espiritual.
Elemento material e elemento
espiritual, esses os dois princípios, as duas forças vivas da Natureza.
Pela união indissolúvel
deles, facilmente se explica uma multidão de fatos até então inexplicáveis.
O Espiritismo, tendo por
objeto o estudo de um dos elementos constitutivos do Universo, toca
forçosamente na maior parte das ciências; só podia, portanto, vir depois da
elaboração delas; nasceu pela força mesma das coisas, pela impossibilidade de
tudo se explicar com o auxílio apenas das leis da matéria.
19-
Acusam-no de parentesco com
a magia e a feitiçaria; porém, esquecem que a Astronomia tem por irmã mais
velha a Astrologia judiciária, ainda não muito distante de nós; que a Química é
filha da Alquimia, com a qual nenhum homem sensato ousaria hoje ocupar-se.
Ninguém nega, entretanto,
que na Astrologia e na Alquimia estivesse o gérmen das verdades de que saíram
as ciências atuais.
Apesar das suas ridículas
fórmulas, a Alquimia encaminhou a descoberta dos corpos simples e da lei das
afinidades.
A Astrologia se apoiava na
posição e no movimento dos astros, que ela estudara; mas, na ignorância das
verdadeiras leis que regem o mecanismo do Universo, os astros eram, para o
vulgo, seres misteriosos, aos quais a superstição atribuía uma influência moral
e um sentido revelador.
Quando Galileu, Newton e
Kepler tornaram conhecidas essas leis, quando o telescópio rasgou o véu e
mergulhou nas profundezas do espaço um olhar que algumas criaturas acharam
indiscreto, os planetas apareceram como simples mundos semelhantes ao nosso e
todo o castelo do maravilhoso desmoronou.
O mesmo se dá com o
Espiritismo, relativamente à magia e à feitiçaria, que se apoiavam também na
manifestação dos Espíritos, como a Astrologia no movimento dos astros; mas,
ignorantes das leis que regem o mundo espiritual, misturavam, com essas
relações, práticas e crenças ridículas, com as quais o moderno Espiritismo,
fruto da experiência e da observação, acabou.
Certamente, a distância que
separa o Espiritismo da magia e da feitiçaria é maior do que a que existe entre
a Astronomia e a Astrologia, a Química e a Alquimia.
Confundi-las é provar que de
nenhuma se sabe patavina.
20-
O simples fato de poder o
homem comunicar-se com os seres do mundo espiritual traz consequências
incalculáveis da mais alta gravidade; é todo um mundo novo que se nos revela e
que tem tanto mais importância, quanto a ele hão de voltar todos os homens, sem
exceção.
O conhecimento de tal fato
não pode deixar de acarretar, generalizando-se, profunda modificação nos
costumes, caráter, hábitos, assim como nas crenças que tão grande influência
exerceu sobre as relações sociais.
É uma revolução completa a
operar-se nas ideias, revolução tanto maior, tanto mais poderosa, quanto não se
circunscreve a um povo, nem a uma casta, visto que atinge simultaneamente, pelo
coração, todas as classes, todas as nacionalidades, todos os cultos.
Razão há, pois, para que o
Espiritismo seja considerado a terceira das grandes revelações.
Vejamos em que essas
revelações diferem e qual o laço que as liga entre si.
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